terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Etiqueta de como ser uma pessoa pedestre mais educado


Etiqueta de como ser uma pessoa pedestre mais educado

Andano no centro e no Center Chopping aqui em Uberlândia nesses dia de final de ano pra fazer as compra de Natal (e as que que a gente temos que fazer normalmente também) fiquei pensano que seria ótimo que as pessoa que é pedestre também tirasse uma carteira de pedestre (igual os motorista). No mínimo tinha que ter uma matéria na escola pra esplicar pro povo como se deve portar quano tá nas calssada, escada rolantes, nas fila do servi-servi, corredor do chopping e faicha de pedestre. Então, como o sonho ainda não é realidade, rezolvi fazer um GUIA DE ETIQUETA PRA PEDESTRE, pra todos que mim lê imprimir e ler em casa pros filho, pros parente, pros visinho, e pra quem mais é pedestre.

1. Ande nas calssada sempre a direita. Não entendeu beibe? É que a gente sempre tem que andar à direita na via que a gente tá. Se a gente tá de Biz (eu tenho Biz e sou uma motocibizta must) a gente anda à direita nas rua. Se vai utrapaçar a gente vai pela esquerda. Quem tá vindo ao contrário vem pela esquerda. Não entendeu ainda? Vou explicar mais claro.
Por exemplo, se você tá na Av. Floriano Peichoto (que é uma rua muito importante na minha cidade que é Uberlândia) andano na calssada da Lojas Americana ino pro Supermercado Sinhá, você tem que andar na direita da calssada, ou seja, perto do meio fio, perto da rua. Se você tá na mesma calssada, mais ino pro terminal Central a sua direita é rente na parede dos comércio. Se anda assim já é o primeiro paço pro sucesso pra quem anda de a pé.

2. Ande no Chopping sempre na pista da direita. É o mesmo esquema da dica 1. O que eu já atropelei de menino pequeno que fica zambetano na minha pista num tá escrito. Uma dica é que se você tá na entrada ino pra praça de alimentação sua direita é a M.Oficee a sua esquerda é a Cavaleira. Geralmente quem anda na pista da esquerda é as pessoa pedestre quem vem das cidade visinha fazer compra na Renner, Riachuelo e C&A. Tive que dar umas aula pra minhas prima de Monte Alegre, prelas saberem como se anda no chopping e deu certo. Dê aula pra sua famílha também.

3. Se você é adolecente não precisa de andar de mão dada dos seus 45 amigo na mesma calssada formano um paredão. Quem tá vindo do contrário de você precisa paçar e quem tá vindo atrás de você é quer ultrapassar.

4. É possível andar e falar no telefone no mesmo tempo. Não preciza para no meio do caminho pra ficar gritano no celular. Ok???

5. Pessoa com idade mais avanssada tem prefere^ncia, mais tem que ter bom senço. Não preciza ficar parada no meio do caminho, não preciza ficar com mais 52 pessoa de idade avanssada  segurano na mão e principalmente, pessoa mais idoza não deve andar com criança na rua porque é duas grandeza inversamente proporcional. O idozo é lento e a criança é rápida, então sempre dá problema!

6. Pra parar pra ve as vitrina pare sempre perto da vitrina. Quem para numa distância de 4 metro da vitrina pra ver a roupa inteira tem sério risco de ser atropelada

7. Na fila do servi-servi ande numa velocidade de no mínimo 5 Km por hroa. Ninguém é obrigado a esperar você servi ervilia grão por grão. Não vá pra pista de comida com dúvidas do que vai comer. E principalmente, criança não tem que fica na fila do servi-servi por que vai ser atropelada, vai derrubar colier, vai tossir na comida, e essas coisa porca.

8. Nas escada rolante do cinema do Chopping, das Loja Americana, da C&A e afins siga sempre essa regra: quer fica parado fica na direita, quer andar com pressa via na esquerda (é igual a Rondon Pacheco pros carro). Se você tá de romance não precisa fica abraçado na escada atrapaliando quem quer te ultrapassar. Sobre criança eu conheço umas que já perdeu os dedo do pé nas escada rolante, então num vou falar mais nada.

9. Nas faichaa de pedestre tem que esperar ficar verde o sinaleiro pro pedestre. Senão depois a gente ainda atropela um bendito e já viu. Só falando que agora eu vou comessar a chamar a SETRAN pra mutar os pedestre que atravessa fora da faicha. Nas minha aula de legislassão da auto escola descobri queo o artigo 254 do Código Brasileiro de Tra^nsigo muta em R$26,00 as pessoa de a pé que atravessa fora da faicha.

10. Por último bom senço, educação, nobreza e finesse é fundamental. As criança e os idozo precizam de nosso respeito e ajuda pra atreveçar as rua, pras preferência e tals coisas. Induque desde cedo seus filho, corrija seus amigo que vem de Monte Alegre, Araguari, Prata e Ituiutaba que tá acostumado a andar no meio da rua e não sabe andar direito em cidades grande como Uberlândia.

É isso beibes!
Amo todos!
Um bjs!
Voutei pro blog pq não consigo ficar longe de vcs, meus raio de sol!
Mim vizite no twitter @cassyapaula e no Facebook /CassyaPaula

2 comentários:

  1. Querida, lhe parabenizo pela coragem de escrever um blog com tantos erros de português assim... gostaria de entender como você ainda tem seguidores =(

    Antes de escrever dá uma consultada nesse site aqui ó: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

    ResponderExcluir
  2. antes de pensar em fazer curso pra pedestre, faça um curso de português!

    ResponderExcluir